Eduarda na Noruega

fim-de-semana

.
O Sol tem espreitado de vez enquando, embora os dias já se fazem frios. (como eu gosto)

Sábado fomos fazer uma "tour" pelas, poucas, lojas de antiguidades aqui da cidade. Aproveitamos para conhecer mais um - uma espécie de - museu, Kløckers Hus. A casa foi construída em 1826 por Johannes Nicolai von Klöcker, no estilo Império. 
Hoje é um museu, que ilustra a vida de uma familia abastada entre 1600 e 1800, com mobiliario dessa época.




Imagem retirada daqui.

Os primos fizeram-nos uma visitinha, a caminho de casa.

No final do dia, tinhamos uma festa organizada pela Ubuntu, uma organização que pertence ao Municipio de Arendal e que o cariz dela é juntar pessoas que sejam novas na cidade, se conheçam e que lhes seja mais fácil a adaptação e o envolvimento social. Basicamente, para pessoas como eu, nova na cidade e queira conhecer outras pessoas. Ubuntu é uma palavra sul africana mas podem ver aqui a definição.
Foi a nossa primeira vez (minha e do M.), mas correu muito bem. Conhecemos pessoas de vários países (India, Tanzania, Alemanha, França, Canadá e etc...)
Vou tentar manter-me assídua a estas gatherings.

Domingo foi especial. Fomos convidados para um jantar em casa do nosso professor de norueguês. (já vos disse que estou a ter aulas de "norugo" em casa, não já?)
Adiante, ficamos impressionados, mais uma vez, com a hospitalidade e simpatia. A casa, um "ninho" tão confortável que não apetece sair.
Incrivel, como um país tão recente, e no entanto, as pessoas tão "agarradas" à História. As casas são autênticos museus. Não no sentido de mausoleum, de morto e enterrado, mas em que as paredes são, efectivamente, "forradas" de História.
O jantar, que segundo o Geir, típico prato Norueguês, não é nem mais e nem menos, quase, quase, o nosso Cozido à Portuguesa! Claro, falta o chouriço e as variadas carnes. A deles é feita com cabrito, couves, e servem separadamente a batata com casca.
Mas digo-vos, pois estava muito bom! Fiquei impressionada com o conhecimento de cozinha da Liv. Ela adora cozinhar, e mesmo ela diz que não é uma norueguesa normal. :)
Ficamos horas a falar de cozinhados, dos dois países, com imensa curiosidade.