Eduarda na Noruega

2ª, 3ª ou 4ª tentativa...

.
... para aprender norueguês. Agora vai ou racha! Ontem inscrevemo-nos no curso de norueguês.
Para mim já é a segunda vez que o faço :P
Já sei, voçês vão dizer: "Caneco, há já quase 1 ano na terrinha e ainda não fala, coitadinha". Nada disso! Meus amigos, sabem que burro velho cria hábitos. Hábitos bons e maus, manhas e "preguicite" aguda. Pois bem, depois de 8 horas em frente a um computador, todos os dias, a tentar ser criativa, a sair de casa cedissimo com graus negativos, o cérebro prestes a congelar e a aventurar-me nas viagens de autocarro (ainda falarei num post sobre isto, porque sim, são uma aventura), não tenho muito mais espaço no meu cérebro, para assimilar novas palavras, ou antes, uma língua que, não é muito dificil, mas é nova para mim.
Também podem dizer que na empresa podiam falar-me em norueguês, e até falam pequenas frases que já vou entendendo, mas como seria possível, quando me passam um briefing, e com a urgência para fazer um trabalho, ter tempo para me estarem a "dar aulas" de norueguês!
Ainda me dizem que não compreendem como ainda não falamos a língua, e me comparam com outros estrangeiros que cá estão e que já falam fluentemente! 
Os estrangeiros a que se referem são, ou refugiados que teem os cursos de borla e aulas durante o dia, todos os dias (os refugiados, na sua maioria, não trabalham); ou os estrangeiros casados com noruegueses, que teem direito ao curso, também, sem desembolsar; ou ainda, estrangeiros a trabalharem em empresas que lhes pagam o curso, logo teem obrigação de o frequentar e álem do mais, teem mais horas semanais do que o nosso curso tem disponível. 
A escola só tem aulas nocturnas uma vez por semana, e por isso se torna mais dificil a nossa aprendizagem, porque se fossem aulas diarias, estou certa que seria mais rápido o processo.

O valor do curso é de 2.700Kr por pessoa, e ora fazendo as contas, sai do nosso bolso a módica quantia de 5.400Kr, quase 600€! Fora os livros... pois.